Título do material:

Análise ambiental integrada da bacia hidrográfica do rio miringuava: um estudo de caso dos impactos ambientais locais

Autor: Bruno Dalla Nora Santos

Análise Ambiental Integrada para avaliação de Bacias Hidrográficas foi um método aperfeiçoado através uma parceria dos autores Tucci e Mendes com o Ministério do Meio Ambiente brasileiro no ano de 2006. Denominou-se, então, uma metodologia já amplamente utilizada em território nacional, contudo desde então com condutas e diretrizes de seguimento para um estudo semelhante de tamanha magnitude. O surgimento de uma conduta organizacional objetiva uma forma inovadora de contribuir com estudos de impactos ambientais, relatórios de impactos ambientais, bem como de licenciamentos ambientais de forma integrada e complementar. O estudo de caso específico envolve a Análise Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Miringuava, na cidade de São José dos Pinhais, com a utilização de Sistema de Informações Geográficas (SIG), com base no Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo municipal e em informações georreferenciadas disponibilizadas em domínio público. Aplica-se também a metodologia “Multi-Criteria Decision Analysis” – MCDA – (Análise Multicritério de Tomada de Decisão) como forma de elencar, valorar e classificar cada parâmetro específico de acordo com seu peso dentro da totalidade do conjunto. Especificamente, com o auxílio de ferramentas computacionais que possibilitem sínteses de alterações significativas em ecossistemas e hábitats, a Análise Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica do rio Miringuava permitiu-se mensurar os efeitos de um empreendimento de barramento de água para formação de reservatório de abastecimento público, chamado “Barragem Miringuava”, e a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná irá administrá-la. Desta maneira, a Análise Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Miringuava servirá de modo a complementar aos Estudos Ambientais, integrando-se ás análises previamente existentes de modo a municiar o poder público em decisões que envolvam os Ecossistemas e o Meio Ambiente, bem como estabelecer um prognóstico ambiental relacionado à conservação ambiental da fauna e flora local como – também – do Uso e Ocupação do Solo da área designada para a construção da “Barragem Miringuava” e seu respectivo reservatório.


DESCRIÇÃO COMPLETA:

Data da defesa: 31/08/2021

Banca Examinadora

Orientador (a): Tânia Lucia Graf de Miranda (Lactec)
Membro da Banca: Mariana D’Orey Gavião Portella(Lactec)
Membro da Banca: Luciana Rodrigues de Souza Bastos (Lactec)
Membro da Banca: Fernando Marangon (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Análise Ambiental Integrada, Sistema de Informações Geográficas, Análise de Decisão Multicritério, Bacias Hidrográficas, Rio Miringuava.

Keywords: Integrated Environmental Analysis, Geographic Information System, Multi-Criteria Decision Analysis, Hydrographic Basins, Miringuava River.


*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras sugestões para você:

Outras sugestões para você: