Autor: Bruno Dalla Nora Santos
Análise Ambiental Integrada para avaliação de Bacias Hidrográficas foi um método aperfeiçoado através uma parceria dos autores Tucci e Mendes com o Ministério do Meio Ambiente brasileiro no ano de 2006. Denominou-se, então, uma metodologia já amplamente utilizada em território nacional, contudo desde então com condutas e diretrizes de seguimento para um estudo semelhante de tamanha magnitude. O surgimento de uma conduta organizacional objetiva uma forma inovadora de contribuir com estudos de impactos ambientais, relatórios de impactos ambientais, bem como de licenciamentos ambientais de forma integrada e complementar. O estudo de caso específico envolve a Análise Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Miringuava, na cidade de São José dos Pinhais, com a utilização de Sistema de Informações Geográficas (SIG), com base no Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo municipal e em informações georreferenciadas disponibilizadas em domínio público. Aplica-se também a metodologia “Multi-Criteria Decision Analysis” – MCDA – (Análise Multicritério de Tomada de Decisão) como forma de elencar, valorar e classificar cada parâmetro específico de acordo com seu peso dentro da totalidade do conjunto. Especificamente, com o auxílio de ferramentas computacionais que possibilitem sínteses de alterações significativas em ecossistemas e hábitats, a Análise Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica do rio Miringuava permitiu-se mensurar os efeitos de um empreendimento de barramento de água para formação de reservatório de abastecimento público, chamado “Barragem Miringuava”, e a Companhia de Saneamento do Estado do Paraná irá administrá-la. Desta maneira, a Análise Ambiental Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio Miringuava servirá de modo a complementar aos Estudos Ambientais, integrando-se ás análises previamente existentes de modo a municiar o poder público em decisões que envolvam os Ecossistemas e o Meio Ambiente, bem como estabelecer um prognóstico ambiental relacionado à conservação ambiental da fauna e flora local como – também – do Uso e Ocupação do Solo da área designada para a construção da “Barragem Miringuava” e seu respectivo reservatório.
DESCRIÇÃO COMPLETA:
Data da defesa: 31/08/2021
Banca Examinadora
Orientador (a): Tânia Lucia Graf de Miranda (Lactec)
Membro da Banca: Mariana D’Orey Gavião Portella(Lactec)
Membro da Banca: Luciana Rodrigues de Souza Bastos (Lactec)
Membro da Banca: Fernando Marangon (UFPR)
Palavra(s)-Chave: Análise Ambiental Integrada, Sistema de Informações Geográficas, Análise de Decisão Multicritério, Bacias Hidrográficas, Rio Miringuava.
Keywords: Integrated Environmental Analysis, Geographic Information System, Multi-Criteria Decision Analysis, Hydrographic Basins, Miringuava River.
*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.