Título do material:

Desenvolvimento e avaliação de formulações de hdpe com mg(oh)2 para aplicação em redes protegidas de distribuição de energia elétrica

Autor: Murilo Arnaldo Hobmeir

Com o advento das redes protegidas de distribuição de energia elétrica as concessionárias de energia cada vez mais utilizam desta rede em detrimento à rede nua, tanto por motivos econômicos quanto técnicos. Atualmente a rede protegida está limitada a regiões de média a baixa agressividade ambiental, pois os materiais comumente utilizados não são resistentes aos processos de degradação encontrados em locais com maior agressividade ambiental, principalmente o trilhamento elétrico. Neste trabalho foram desenvolvidos e avaliados compostos de polietileno de alta densidade com concentrações variadas em massa de 5%, 10% e 15% de hidróxido de magnésio, além de cargas antioxidante e anti-UV com o intuito de serem utilizados nos componentes da rede protegida para serem expostos em locais de elevada agressividade ambiental. As amostras dos compostos foram avaliadas antes e após envelhecimento acelerado por técnicas conceituadas de ensaios mecânicos, térmicos, elétricos além de outras técnicas pertinentes ao estudo. Não houve variações significativas nas propriedades térmicas dos compostos, tanto no material novo quanto envelhecido, ou seja, foi de pouca influência a concentração do hidróxido de magnésio neste aspecto. Foi observado aumento da rigidez do material com o aumento da concentração do hidróxido de magnésio, ocorrendo a intensificação conforme o envelhecimento, consequentemente o composto com 5% de hidróxido de magnésio foi o que sofreu menor efeito de enrijecimento. A hidrofobicidade não foi afetada pelo aumento da concentração do hidróxido de magnésio, mas ocorreu redução devido ao envelhecimento. Todos os compostos apresentaram resistência ao trilhamento elétrico superior a classe 2 A2,75 sem envelhecimento e a classe 2 A2,50 após 2000h de envelhecimento. Os ganhos obtidos na resistência ao trilhamento elétrico após o envelhecimento de 2000 horas chegaram a 33% entre o composto com 5% e o de 15% de hidróxido de magnésio, sendo o segundo com a maior resistência, ou seja, o hidróxido de magnésio foi uma carga viável para aumentar a resistência ao trilhamento elétrico. No âmbito geral o composto com 5% de hidróxido de magnésio foi o que apresentou os melhores resultados, tendo em vista que foi o que sofreu menor enrijecimento e obteve uma resistência ao trilhamento elétrico após envelhecimento 20% superior ao exigido por norma.


DESCRIÇÃO COMPLETA:

Data da defesa: 07/02/2020

Banca Examinadora

Orientador: Luiz: Marilda Munaro (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Mariana D’Orey Galvão Portella Bragança (Lactec)
Membro da Banca: Isabel Romero Grova Wutkievicz (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Polietileno de alta densidade; Hidróxido de magnésio; Trilhamento elétrico; Rede protegida; Intemperismo artificial.

Keywords: High-density polyethylene; magnesium hydroxide; electric tracking; protected power grid; artificial weathering.


*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Outras sugestões para você:

Outras sugestões para você: