Título do material:

Caracterização de materiais para utilização no desenvolvimento de sistema termocrômico para detecção de falhas em isoladores poliméricos do tipo pino

Autor: Glaucio Costa Moraes

Isoladores poliméricos tem fundamental importância no sistema elétrico, sendo responsáveis por suportar mecanicamente os cabos e isolar os materiais condutores para evitar descargas que podem causar acidentes. Falhas em isoladores podem causar interrupções no fornecimento de energia. Essas falhas, porém, são de difícil detecção, visto que os isoladores não apresentam sinais de estarem em processo de degradação avançado, sendo a falha normalmente detectável apenas quando realmente ocorre, e a interrupção no fornecimento de energia elétrica já ocorreu. Algumas técnicas são utilizadas, como ultrassom, termografia e isolômetros, porém com baixa efetividade de detecção de falhas em isoladores poliméricos. Uma técnica de maior efetividade representaria ganho significativo para as concessionárias distribuidoras. Para uma efetiva manutenção preventiva, se faz necessária a detecção prematura de eventuais falhas nos isoladores. O presente trabalho visa caracterizar materiais para o desenvolvimento de um sistema termocrômico à base de cera de parafina que seja capaz de detectar falhas prematuras em isoladores poliméricos tipo pino de linhas de distribuição de energia elétrica. Para caracterização do material, foram realizados ensaios de envelhecimento acelerado por exposição à radiação ultravioleta e envelhecimento acelerado por exposição ao campo elétrico. Após os ensaios de envelhecimento, o material foi caracterizado eletricamente e físico-quimicamente. Ensaios de resistividade elétrica, polarização, despolarização e espectrometria de impedância mostraram que o material, mesmo após envelhecimento, manteve características típicas de um dielétrico. Em complemento, ensaios de espectroscopia por infravermelho, calorimetria exploratória diferencial e microscopia eletrônica de varredura mostraram que não houve degradação significativa na morfologia do material. Todos os ensaios, complementarmente, mostram que o material se apresentou como adequado para a aplicação como sensor nos isoladores poliméricos.

DESCRIÇÃO COMPLETA:

Data da defesa: 30/01/2020

Banca Examinadora

Orientador: Luiz: Marilda Munaro (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Edemir Luiz Kowalski (Lactec)
Membro da Banca: Isabel Romero Grova Wutkievicz (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Isolador polimérico; Sensor de temperatura; Termocrômico; Cera de parafina.

Keywords: Polymeric insulator; Temperature sensor; Thermochromic; Paraffin wax.

*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Outras sugestões para você: