Título do material:

Desenvolvimento de metodologia de avaliação da eficiência de um sistema de monitores de falta e sua rede de comunicação para redução de tempo de atendimento emergencial – estudo de caso na Energisa Mato Grosso

Autor: Carlos Eduardo Fernandes

Nos últimos anos as empresas de distribuição de energia elétrica têm investido em projetos que visam melhorar a eficiência operacional de forma a poder entregar ao consumidor um produto de qualidade, além de prestar serviços de forma ágil e eficiente dentro de um custo adequado, sempre respeitando as normas e limites estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Medir o desempenho desses projetos é de fundamental importância para que as empresas possam decidir sobre a continuidade desses investimentos ou necessidades de adequações nos projetos para que eles possam atingir os objetivos desejados.

Nesse contexto, este trabalho apresenta uma metodologia de avaliação desenvolvida utilizando sistemas de lógica difusa (fuzzy), que foi aplicada para medir o desempenho de um dos sistemas de monitoramento de faltas e de sua rede de comunicação, que foram implementados através de um projeto de P&D, em uma empresa de distribuição de energia elétrica, visando reduzir o tempo médio de atendimento emergencial e melhorar a eficiência operacional. A metodologia utilizou os indicadores de Custo, Tempo e Assertividade, que foram utilizados como parâmetros para medir a Eficiência dos sistemas que foram implementados no projeto.

Os resultados obtidos com a aplicação da metodologia proposta mostraram coerência com as opiniões dos especialistas que foram utilizadas como base para o desenvolvimento do trabalho e demonstram que a utilização dos sistemas de lógica difusa na avaliação do desempenho dos sistemas é adequada, sendo capaz de tratar e eliminar as imprecisões das opiniões subjetivas e incertas, traduzindo termos como “Baixo”, “Médio”, “Alto” em valores capazes de serem interpretados numericamente. A metodologia de avaliação utilizando sistemas de lógica difusa se mostrou bastante flexível e permitiu atribuir indicadores e definir critérios de prioridades utilizados pela empresa distribuidora de energia, para mensurar a eficiência de sistemas voltados a otimização das equipes, que poderão auxiliar no cumprimento das metas estabelecidas pela agência reguladora.


DESCRIÇÃO COMPLETA:

Data da defesa: 28/02/2020

Banca Examinadora

Orientador(a): Vóldi Costa Zambenedetti (Lactec)
Membro da Banca: Carlos Gabriel Bianchin (Lactec)
Membro da Banca: Alexandre Rasi Aoki (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Redes de Comunicação, Lógica Difusa (Fuzzy), Localização de Faltas em Redes de Distribuição, Tempo de Atendimento Emergencial, Sistemas de Avaliação, Indicadores de Desempenho.

Keywords: Communication Network, Fuzzy Systems, Fault Location, Emergency Service Time, Evaluation Systems, Performance Indicators.


*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras sugestões para você:

Outras sugestões para você: