Autor: Davi da Silva Nascimento
Diferentes superfícies de referências verticais podem ser empregadas nos levantamentos geodésicos e topográficos. Elas podem ser superfícies matemáticas, como o elipsoide de revolução; ou superfícies físicas, oriundas da maré, ou do campo de gravidade terrestre (Santana, et. al, 2020). Elas são superfícies que se relacionam entre si, mas a separação entre elas será diferente de um lugar para outro.
Atualmente através de técnicas de transporte de coordenadas com o uso do GNSS (Global Navigation Satellite System) e métodos para obtenção de uma altitude elipsoidal de maneira rápida, precisa e acurada, é possível determinar um referencial para todos os tipos de empreendimentos.
Localizada no município de Piraquara, a Barragem Piraquara II pertence à SANEPAR e é utilizada como reservatório modelo para testes. Este reservatório compõe o sistema de regularização e reforço para o abastecimento de água da capital Curitiba. Foi realizado um levantamento geodésico com sistema GNSS e, por meio de técnicas topográficas com uso de estação total, foi idealizada uma poligonal. Este teve por objetivo estabelecer as altitudes elipsoidais próximas ao vertedouro onde existe um controle do nível d’água e referenciar uma régua instalada nas medições da Casa da Cultura, pela Universidade Federal do Paraná. Como resultado deste estudo, e com os dados corrigidos no sensor instalado no barramento, foi possível estabelecer um nível de redução máximo e mínimo em altitude elipsoidal para a barragem, onde todos os levantamentos batimétricos futuros poderão utilizar para suas mensurações.

DESCRIÇÃO COMPLETA:
Data da defesa: 27/08/2021
Banca Examinadora
Orientador (a): Tânia Lucia Graf de Miranda (Lactec)
Membro da Banca: Mariana D’Orey Gavião Portella(Lactec)
Membro da Banca: Rodrigo Moraes da Silveira (Lactec)
Membro da Banca: Laís Thie Hasuda Nakao (Equilíbrio Ambiental)
Palavra(s)-Chave: Referencial Vertical; Nivelamento; GNSS; Batimetria.
Keywords: Vertical Reference; Leveling; GNSS; Bathymetry.
*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.