Título do material:

Estudo de aplicabilidade e validação de um sensor de quinta roda para monitoramento da dinâmica veicular em caminhões articulados

Autor: Igor Augusto Alves Batista

Existe hoje na indústria brasileira de veículos pesados uma busca por soluções para se atender a Resolução 641:2016 do Contran, que obrigará a aplicação de sistemas de controle de estabilidade e antitombamento em veículos de carga a partir de 2025. Mesmo que muito pertinente, a preocupação governamental em se reduzir o índice do principal tipo de acidente envolvendo carretas, existe ainda outro tipo de instabilidade que não será evitada, mesmo com a aplicação dos sistemas exigidos por esta resolução. A instabilidade do Efeito Chicote (o Trailer Swing) que ocorre em veículos articulados, além de ser de difícil detecção, é também em diversos casos, a causa inicial de um tombamento subsequente. Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade técnica, o desenvolvimento e a validação de um inovador sensor de quinta roda para as combinações veiculares de carga (CVC) que possuem articulação tipo pino rei/quinta roda. Este sensor visa detectar não apenas o ângulo, mas também as folgas presentes nesta articulação. A partir destes dados adquiridos, se tornará possível detectar tanto esta instabilidade do Efeito Chicote, como condições prévias ao tombamento de uma forma confiável, a partir de dados adquiridos apenas na articulação do veículo. Inicialmente realizou-se uma pesquisa sobre instabilidades veiculares, a forma que estas ocorrem em configurações brasileiras de veículos articulados e a necessidade de se haver o sensoriamento da quinta roda. Também foi apresentado um estudo sobre a efetividade dos sistemas atuais de controle de estabilidade para a detecção e prevenção do Efeito Chicote. Após esta verificação, foram apresentadas propostas técnicas e delimitada as condições de contorno prévias para se desenvolver este sensor. Na sequência avaliou-se o grau inovativo destas propostas e desenvolvida uma destas tecnologias, a qual é baseada no conceito de um sensor de quinta roda e um disco magnético fixado ao pino rei. Por fim foram realizados testes em bancada fidedigna e também em veículos, nestas etapas foram constatados resultados satisfatórios para as condições de contorno inicialmente impostas. O sensor objeto de desenvolvimento deste trabalho apresentou a acuracidade dentro do esperado, o que o torna tecnicamente viável de uma futura aplicação na detecção das condições dinâmicas do semirreboque, a partir apenas do sensoriamento da quinta roda.


DESCRIÇÃO COMPLETA:

Data da defesa: 24/02/2021

Banca Examinadora

Orientador (a): Rodrigo Jardim Riella (Lactec)
Membro da Banca: Juan Carlos Horta Gutierrez (UFMG)
Membro da Banca: Carlos Gabriel Bianchin (Lactec)
Membro da Banca: Luiz Carlos Daemme (UFPR)
Membro da Banca: Silvia Faria Iombriller (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Caminhões Articulados; Controle de Estabilidade; Efeito Chicote; Antitombamento; Trailer Swing; Quinta Roda; Inovação; Sensores Magnéticos.

Keywords: Large Trucks; Articulated Vehicles; Stability Control; Trailer Swing Effect; Antirollover; Anti-Jackknifing; Trailer Swing; Fifth Wheel; Innovation; Magnetic Sensors.


*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Outras sugestões para você:

Outras sugestões para você: