Título do material:

Estudo de aplicabilidade e validação de um sensor de quinta roda para monitoramento da dinâmica veicular em caminhões articulados

Autor: Igor Augusto Alves Batista

Existe hoje na indústria brasileira de veículos pesados uma busca por soluções para se atender a Resolução 641:2016 do Contran, que obrigará a aplicação de sistemas de controle de estabilidade e antitombamento em veículos de carga a partir de 2025. Mesmo que muito pertinente, a preocupação governamental em se reduzir o índice do principal tipo de acidente envolvendo carretas, existe ainda outro tipo de instabilidade que não será evitada, mesmo com a aplicação dos sistemas exigidos por esta resolução. A instabilidade do Efeito Chicote (o Trailer Swing) que ocorre em veículos articulados, além de ser de difícil detecção, é também em diversos casos, a causa inicial de um tombamento subsequente. Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade técnica, o desenvolvimento e a validação de um inovador sensor de quinta roda para as combinações veiculares de carga (CVC) que possuem articulação tipo pino rei/quinta roda. Este sensor visa detectar não apenas o ângulo, mas também as folgas presentes nesta articulação. A partir destes dados adquiridos, se tornará possível detectar tanto esta instabilidade do Efeito Chicote, como condições prévias ao tombamento de uma forma confiável, a partir de dados adquiridos apenas na articulação do veículo. Inicialmente realizou-se uma pesquisa sobre instabilidades veiculares, a forma que estas ocorrem em configurações brasileiras de veículos articulados e a necessidade de se haver o sensoriamento da quinta roda. Também foi apresentado um estudo sobre a efetividade dos sistemas atuais de controle de estabilidade para a detecção e prevenção do Efeito Chicote. Após esta verificação, foram apresentadas propostas técnicas e delimitada as condições de contorno prévias para se desenvolver este sensor. Na sequência avaliou-se o grau inovativo destas propostas e desenvolvida uma destas tecnologias, a qual é baseada no conceito de um sensor de quinta roda e um disco magnético fixado ao pino rei. Por fim foram realizados testes em bancada fidedigna e também em veículos, nestas etapas foram constatados resultados satisfatórios para as condições de contorno inicialmente impostas. O sensor objeto de desenvolvimento deste trabalho apresentou a acuracidade dentro do esperado, o que o torna tecnicamente viável de uma futura aplicação na detecção das condições dinâmicas do semirreboque, a partir apenas do sensoriamento da quinta roda.


DESCRIÇÃO COMPLETA:

Data da defesa: 24/02/2021

Banca Examinadora

Orientador (a): Rodrigo Jardim Riella (Lactec)
Membro da Banca: Juan Carlos Horta Gutierrez (UFMG)
Membro da Banca: Carlos Gabriel Bianchin (Lactec)
Membro da Banca: Luiz Carlos Daemme (UFPR)
Membro da Banca: Silvia Faria Iombriller (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Caminhões Articulados; Controle de Estabilidade; Efeito Chicote; Antitombamento; Trailer Swing; Quinta Roda; Inovação; Sensores Magnéticos.

Keywords: Large Trucks; Articulated Vehicles; Stability Control; Trailer Swing Effect; Antirollover; Anti-Jackknifing; Trailer Swing; Fifth Wheel; Innovation; Magnetic Sensors.


*Download seguro, baixe o arquivo em .pdf ou visualize diretamente no seu navegador.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras sugestões para você:

Outras sugestões para você: