Título do material:

Gerenciador de armazenamento e demanda com dispositivo iot para ambiente smart grid

Autor: Marcos Schreiber

A introdução de um sistema de armazenamento de energia elétrica em unidades consumidoras torna-se uma importante ferramenta de gestão de energia, tanto no próprio local de consumo, através da integração de energia intermitente gerada neste local e do gerenciamento da sua demanda, como no lado da comercializadora ou distribuidora de energia. Além de incrementar seus índices de qualidade no provimento de energia, pode dispor de uma ferramenta de equilíbrio na distribuição e demanda, através do gerenciamento dos parâmetros de controle via rede de dados, acessado por dispositivos IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), colocados sobre o armazenamento e demanda locais. Insere-se, assim, de forma ampla e integrada, ao ambiente Smart Grid, definido como um sistema onde a transmissão e a distribuição de energia elétrica se utiliza da Tecnologia da Informação para a sua maior eficiência e novas capacidades de controle e gestão.

O objetivo desse trabalho é construir, testar e avaliar um gerenciador de armazenamento e demanda com microcontrolador eletrônico programável. Adicionalmente, criar e aplicar um método cujas decisões de demanda acontecem através da monitoração do armazenamento em determinados intervalos de tempo. As medições são enviadas a um banco de dados num servidor de rede onde novos parâmetros para a gestão são obtidas desse mesmo banco, através de uma conexão integrada ao conceito de IoT, utilizando protocolo ipv4 (funcionalidade implementada neste microcontrolador). Dessa forma, os parâmetros para as tomadas de decisão na gestão desse armazenamento podem ser tratados no ambiente do servidor de rede e direcionados ao dispositivo local, atualizando-o a todo momento. Sob o ponto de vista das empresas de distribuição de energia, o resultado apresentado se vislumbra na implementação do armazenamento distribuído, trazendo importantes ferramentas de gestão energética. Para o consumidor final, o resultado se constitui em propiciar dois benefícios importantes: economia e autonomia, de forma parcial ou mesmo total.


DESCRIÇÃO COMPLETA:

Data da defesa: 04/12/2019

Banca Examinadora

Orientador: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Rodrigo Jardim Riella (Lactec)
Membro da Banca: Carlos Gabriel Bianchin (Lactec)
Membro da Banca: Solivan Arantes Valente (UP)

Palavra(s)-Chave: Armazenamento de energia controlado por IoT; ferramentas Smart Grid de armazenamento; Gerenciamento de energia pelo lado da demanda; Microgeração intermitente.

Keywords: Power storage managed by IoT; Smart Grid storage tools; demand side management; renewable energy; intermittent microgeneration.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Outras sugestões para você:

Outras sugestões para você: